Pedagogia
Grau: Licenciatura
Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Situação: Reconhecido pelo MEC
Portaria: SERES nº 917, de 27/12/2018
Conceito do Curso: CPC: 3 (2017)
Confira demais atos legais
Horários:
Matutino – das 8h às 11h30
Noturno – das 19h10 às 22h
Duração do curso:
8 semestres
Campus:
Campus Lapa
Coordenadora:
Profa. Luci Ana Santos da Cunha
Sobre o Curso
Imagine você estudando numa das melhores, mais tradicionais e respeitadas Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo, com o corpo docente nota máxima no MEC e a melhor infraestrutura para os seus estudos? Imagine agora que você tem acesso fácil de qualquer região da cidade de São Paulo e das cidades do entorno? Imagine que você pode estudar de manhã ou a noite indo quatro dias na Instituição e se dedicando a outra parte da sua casa?
As Faculdades Integradas Campos Salles têm quase 100 anos de existência. O seu curso de Pedagogia vai fazer 50 anos, e formou grande parte dos professores, coordenadores, diretores e supervisores que atuam na educação na cidade de São Paulo e região metropolitana. O projeto pedagógico do curso forma seus alunos para vencer os desafios da profissão nas próximas décadas e prepara para assumir as vagas abertas no mercado de trabalho. Não é por acaso que mais de 85% dos alunos do curso passam em concursos públicos antes de acabar o último semestre.
O curso é pensado numa metodologia dinâmica e suas disciplinas são interligadas. O corpo docente é formado na sua totalidade por mestres e doutores na área da Educação. Todas as aulas são pensadas para preparar o aluno com o que há de mais relevante, recente e inovador na área da Educação.
A concepção do curso vai para além da formação do pedagogo em sala de aula. A Pedagogia das Faculdades Integradas Campos Salles prepara os alunos para trabalharem na Gestão Escolar, Educação Especial, Pedagogia Empresarial, Pedagogia Hospitalar, Orientação Educacional, Indústrias de Brinquedos, Produção de Material Pedagógico.
É preciso saber que formação em Pedagogia abre ao aluno um mundo de possibilidade. Dizemos que este curso é a base para outras carreiras e te possibilidade, se quiser, fazer mestrado e doutorado em diversas áreas.
Mercado de Trabalho
A demanda por profissionais formados em pedagogia tem crescido em um ritmo acelerado nos últimos anos e deverá continuar assim pelos próximos. Segundo projeções, no futuro muitas profissões que hoje existem desaparecerão e outras surgirão. Entre as que permanecerão está a de Pedagogia, a qual estará entre os profissionais mais solicitados e bem pagos pelo mercado. Segundo dados da catho.com.br as profissões que trabalham com pessoas estarão em alta.
Quanto ao salário, de acordo com informações oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e cálculos do salario.com.br, o salário inicial para um pedagogo recém-formado na cidade de São Paulo é de R$ 3.170,67 mensais para uma jornada de trabalho semanal média de 37h. No teto máximo, perto de sua aposentadoria com 25 anos de trabalho, o pedagogo pode chegar a ganhar perto de R$ 10 mil. Quando tratamos de cargos de gestão, que são acessados por conta da Licenciatura em Pedagogia, o teto salarial pode ultrapassar os R$ 10 mil. Fora do âmbito escolar, o trabalho do pedagogo é valorizado nas empresas e organizações não governamentais (ONGs). Sendo constantemente solicitado e bem remunerado nestas áreas.
Com toda essa demanda de trabalho e bons salários, há escola que tem dificuldade para contratar bons pedagogos. Segundo levantamento da empresa Indeed, há vagas abertas para pedagogos bilíngues com mais de um ano, sem candidatos; há vagas para pedagogo com formação socioemocional que não encontra candidatos; há vagas em aberto que pede do educador alguma habilidade tecnológica, sem interessado.
Você irá se preparar para
- Dominar o processo de ensino-aprendizagem em suas múltiplas dimensões interdisciplinares.
- Conceber, executar e avaliar projetos educacionais/pedagógicos (coletivos e interativos), articulando teoria e prática.
- Ter senso crítico e participativo no âmbito educacional e social.
- Desenvolver competências e habilidades para avaliar e produzir materiais didáticos nos mais variados suportes.
- Usar com competências as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica
- Projetar planos de educação, os domínios da psicologia e da filosofia da educação aliados aos conceitos da sociologia, da política e da economia
- Exercer funções de administrador, orientador e supervisor,
- Empreender e apreender a aprender por toda vida.
Aprendendo na Prática
Escola de Aplicação
A Campos Salles conta com dois colégios de aplicação, onde os alunos de Pedagogia adquirem conhecimentos, habilidades e experiências, auxiliando os professores no ensino básico ao ensino médio na prática e nos processos de aprendizagem.
Programa de Residência Pedagógica
O curso conta com um Programa de Residência Pedagógica, o qual promove uma imersão do aluno na escola de educação básica e empresas. Essa imersão contempla, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhada pelo professor.
Núcleo de Empreendedorismo e Inovação
Disseminamos a cultura empreendedora de nossos alunos, inspirando, capacitando e conectando pessoas, através de suporte de mentores em seus projetos e suas startups.
Conheça a Coordenação
Profa. Luci Ana Santos da Cunha
Mestra em Didática, Metodologia e Teorias do Ensino pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Especialização em Alfabetização e Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui ampla experiência na área de Educação e Gestão, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, metodologia de língua portuguesa, didática e metodologia do ensino, investigação didática, formação de professores, estágio supervisionado, violência contra crianças e adolescentes e gestão escolar. É Supervisora Escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo e Assessora Pedagógica de Sindicatos de Professores para cursos presenciais e EaD.
Disciplinas
Atividades Práticas Complementares de Formação
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem
Ciências da Natureza e Práticas na Educação Infantil
Comunicação e Expressão na Educação Infantil
Conceitos Matemáticos e Práticas na Educação Infantil
Concepções e Práticas da Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos
Concepções, Atribuições e Práticas da Equipe Gestora: Coordenação Pedagógica, Direção e Supervisão Escolar
Cultura da Infância e Sociedade na Educação Infantil
Culturas Infantis e Ludicidade
Didática e Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Didática e Práticas aplicada à Educação Infantil
Educação de Jovens e Adultos
Educação e Relações Étnico-Raciais: Matrizes Afro e Indígena
Educação em Direitos Humanos
Educação Especial
Educação Infantil: Corpo e Arte
Estágio Curricular Supervisionado
Filosofia da Educação
Filosofia Geral – Introdução ao Pensamento
Fundamentos da Alfabetização e Letramento
Fundamentos da Didática
Fundamentos da História no Ensino Fundamental
Fundamentos da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
Fundamentos da Matemática no Ensino Fundamental
Fundamentos do Ensino de Geografia no Ensino Fundamental
Fundamentos e Metodologia de Ciências e Meio Ambiente no Ensino Fundamental
Fundamentos e Práticas da Didática na Educação Infantil
Fundamentos Socioculturais da Educação
Gestão do Trabalho Pedagógico e Práticas Democráticas
Gestão Pedagógica: Construção Curricular e Formação dos Professores
História da Educação
História da Educação Brasileira
Investigação Didática
Leitura e Produção de Textos
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Libras
Língua Portuguesa Aplicada ao Trabalho
Linguagens Artísticas na Educação Infantil
Literatura Infanto-Juvenil
Metodologia de Estudo e do Trabalho Acadêmico
Metodologia de Pesquisa Cientifíca
Metodologia e Prática de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
Metodologia e Prática do Ensino da História no Ensino Fundamental
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática no Ensino Fundamental
Metodologia e Práticas da Alfabetização e Letramento
Multiculturalismo: Estudo das Diversidades
Oficinas de Libras
Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso
Política e Organização da Educação no Brasil
Políticas Públicas para a Educação Básica
Português Instrumental
Práticas Avaliativas
Práticas do Ensino da Ciências e no Ensino Fundamental
Práticas do Ensino da Geografia do Ensino Fundamental
Práticas do Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos
Princípios de Gestão Educacional
Princípios de Investigação Didática
Processos Educativos em Espaços não Escolares
Produção e Revisão de Textos Acadêmicos
Projeto Político Pedagógico e Modalidades Organizativas de Ensino: Currículo, Teoria e Prática
Psicologia da Educação
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Psicologia Geral: Fundamentos Históricos
Psicologia: Perspectivas Teóricas
Seminário Temático
Sexualidade, Gênero e Educação
Sociologia da Educação
Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação
Teorias e Práticas de Currículo: Tendências Pedagógicas
Trabalho de Conclusão de Curso